03/09/2018 - 07:20 | Economia

Bovespa fecha em alta no último dia do mês com eleições e exterior

Bovespa fecha em alta no último dia do mês com eleições e exterior

Bovespa fecha em alta no último dia do mês com eleições e exterior

Principal índice da bolsa avançou 0,36% nesta sexta-feira (31), mas fechou o mês de agosto em queda.

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta nesta sexta-feira (31), após oscilar no último pregão do mês, marcado por volatilidade, com o mercado de olho no julgamento das candidaturas de presidenciáveis e após dados da economia brasileira.

O Ibovespa avançou 0,36%, a 76.677 pontos. Veja mais cotações. Na semana, o índice da B3 subiu 0,57%. No mês de agosto, teve alta de 0,38%, mas recuou 3,19% no acumulado do ano.

As ações preferenciais da Petrobras subiram mais de 2% e as da Vale recuaram cerca de 2%. Já Itaú Unibanco avançou, enquanto Bradesco teve desvalorização.

 

Cenário político e externo

 

Na cena política, pesquisas de intenção de votos não mostraram alterações relevantes na corrida presidencial. Investidores estão atentos a uma sessão extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira, que julga candidaturas de presidenciáveis, incluindo o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Da agenda macroeconômica, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,2% no segundo trimestre sobre os três meses anteriores, ritmo mais forte desde o terceiro trimestre de 2017 e acima do esperado.

No exterior, Wall Street ensaiou uma recuperação, embora preocupações com a disputa comercial entre Estados Unidos e China permaneçam no radar dos investidores.

Preocupações com emergentes também continuam no pano de fundo das negociações, com a crise financeira da Argentina no foco no momento. O FMI informou nesta sexta-feira que está trabalhando com as autoridades argentinas para fortalecer o programa econômico apoiado pelo fundo no país.

 

Último pregão

 

Na véspera, o Ibovespa caiu 2,53%, a 76.404 pontos. No ano, o índice acumula queda de 3,56%.


voltar