05/08/2014 - 15:29 | Economia

Aposentados podem sacar metade do 13º já em agosto

O governo federal autorizou a antecipação nesta terça via decreto. Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela

O governo federal autorizou a antecipação nesta terça via decreto. Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela

No ano passado, o benefício também foi antecipado

No ano passado, o benefício também foi antecipado (Thinkstock/Thinkstock)

O governo federal autorizou a antecipação de metade (50%) do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor antecipado do abono anual será pago junto com o benefício previdenciário referente ao mês de agosto, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira. No ano passado, o benefício também foi antecipado.

A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício pago em agosto, e a segunda, à diferença entre o total do abono anual e o valor da parcela antecipada. A segunda parte será depositada em novembro, junto com o pagamento do mês.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. Segundo a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado quando a segunda parcela é paga.

Leia também: Receita paga nesta terça o segundo lote de restituição do IR 
MPF e Receita desarticulam fraude fiscal milionária em SP 
Brasil tem carga tributária de país desenvolvido, afirma ex-secretário de Política Econômica 

(Com Estadão Conteúdo)

 
 

voltar